Critérios de Divulgação

Caro Associado

A publicação de conteúdo astrológico pelo Sindicato tem como maior objetivo promover uma Astrologia de qualidade, com ênfase na divulgação dos eventos e trabalhos dos astrólogos associados.

Pensando nisso, estamos desenvolvendo várias frentes de trabalho para aprimorar essa distribuição de conteúdo nos meios de comunicação utilizados atualmente pelo SINARJ como a mala direta, o site oficial e a página no Facebook.

Ao longo desses últimos meses foram promovidas discussões por uma Comissão de Conteúdo1 para a criação de critérios para essas publicações, não com o caráter de censura, mas visando sua utilização para agilizar a análise quanto ao que será ou não publicado, e acima de tudo dar transparência aos associados de como esse processo se dará.

Assim, relacionamos a seguir os critérios aprovados para conhecimento por parte de todos os associados.

Critérios de Publicação de Conteúdo

1. Quanto a fonte, conteúdo, forma e temporalidade:

1.1. De quem ou qual entidade será publicado

  • astrólogos associados/ativos.
  • astrólogos que já tenham participado de eventos como os Simpósios do SINARJ, e de instituições que promovam Encontros Astrológicos como, por exemplo, os da Escola Gaia (SP) e da UNIPAZ-SUL (RS) , mesmo que não associados.
  • escolas de astrologia que possuam cursos de formação sequencial profissionalizante.
  • sindicatos de astrologia de outros estados.
  • instituições de astrologia (ex: CNA), universidades de assuntos conexos e planetários.

1.2. O que será publicado

  • Publicaremos cursos, eventos e artigos astrológicos ou sobre conteúdos conexos com a Astrologia, como Astronomia, Mitologia, Simbolismo e Filosofia, desde que desvinculados de qualquer forma de proselitismo político ou religioso.

1.3. Como será publicado

  • não será feita edição de conteúdo com eventuais cortes ou recomposições, somente ajustes de formatação se necessários em função da mídia usada.
  • se essa alteração for mandatória e muito significativa no formato, poderá ser consultado o autor.
  • haverá um formato (layout) próprio do SINARJ para a publicação, podendo haver alguma limitação por tamanho.
  • será produzida uma Agenda de Eventos Mensal onde os eventos e cursos serão divulgados.
  • no caso de cartazes de divulgação, os mesmos serão publicados na página do Facebook.

1.4. Quando e por quanto tempo

  • para divulgação na Agenda de Eventos Mensal os interessados deverão encaminhar as informações ao SINARJ com antecedência mínima de 30 dias em relação ao 1o dia do mês do evento.
  • para eventos de maior porte, como Simpósios e Congressos, poderá ocorrer mais de uma divulgação.
  • poderemos publicar cursos e eventos cujas datas coincidam com eventos do SINARJ se não forem no Rio de Janeiro:
    • no caso do site, o tempo de permanência pode ser definido em função do próprio conteúdo
    • para um evento, no máximo mais uma semana após a realização.
  • para artigos, 30 dias na página principal, podendo o mesmo permanecer na seção geral de Artigos por prazo indeterminado, se for atemporal.
  •  no caso das redes sociais como Facebook, não é necessária a eliminação da linha do tempo.

2. Quanto ao fluxo da informação e decisão

  • A Secretaria do SINARJ, receberá o material a ser divulgado através do email oficial sinarj@sinarj.com.br e encaminhará à Diretoria de Comunicação e Marketing.
  • A Diretoria de Comunicação e Marketing analisará a solicitação sob os critérios divulgados, podendo submeter à Comissão de Conteúdo1 nos casos de exceção, e providenciará a publicação.

A Comissão de Conteúdo é atualmente formada por Ângela Nunes, Celisa Beranger, Denise de Almeida Carvalho, Fernando Fernandse e Otávio Azevedo.

Cordialmente,

Comissão de Conteúdo